Nossa Terra é a roupa da nossa alma.
Cris Vieira
Mais uma vez tomada pelo lampejo criativo, me aventuro em um novo Projeto: "Vestindo Pouso Alegre".
A idéia despropositada surgiu durante um bate-papo na Academia, até porquê, inspiração e transpiração são duas coisas que combinam muito, não é mesmo? A intenção inicial seria 'vestir' os corpos nus com a projeção de imagens de Pouso Alegre, de modo que o amor pela cidade transcendesse e tornasse moda. Assim, usaria fotos antigas, recentes, detalhes arquitetônicos, informações visuais que na composição, se transformassem em vestimenta.
Detalhe: os corpos nus seriam os dos meus amigos-modelos, Lúcio Marques, Ronaldo Dias e Lidiany Chibante, que já foram intimados com antecedência.
Mas, como na prática algumas coisas sempre são diferentes da nossa imaginação, devido a limitação de recursos, fui forçada a adaptar o Plano B: criar figurinos volumosos onde o 'campo' de projeção aumentasse e assim, as imagens projetadas de Pouso Alegre se transformassem em estampas que 'vestem'.
( Até soou mais poético, não?)
Então, munida com uma idéia e a verba da Lei Aldir Blanc (sim, este projeto só foi possível graças à Lei nº 14.399/2022 em execução pela Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Pouso Alegre), começamos a procurar o material para os figurinos e descobrimos a MARAVILHA DO TNT!
Lá na A Casa do Tapeceiro - o paraíso das opções para a sua criatividade, encontrei um TNT maleável e com sustentação suficiente para os figurinos, e saí de lá, com 50 metros e um sonho: se nada der certo, me transformaria em estilista!


Mas, a saga dos figurinos ainda não estava completa. Como vou costurar as roupas? Aliás, como vou montar estes figurinos - de forma rápida e prática - sem demandar muito tempo e esforço, além do conhecimento em corte e costura, e no dia das fotos?
Simples!
Depois de anos assistindo Largados & Pelados, sempre estive pronta para sobreviver com uma fita adesiva e uma tesoura! Então, parti em uma nova missão: "FITA ADESIVA". Sai da A Casa do Tapeceiro e ao lado, fui na RENOVE, da minha amiga Paulinha!


Com um arsenal vasto em adesivos (das fitas até ao material para envelopamento/ revestimento), tintas silk e muito mais, encontrei uma boa quantidade de fitas adesivas que deixariam até a vestimenta de uma múmia firme e resistente!
TNT, fitas adesivas (incrementando com grampos de grampeador) e um sonho, nada mais poderia me impedir!
(Até porquê, quem tem limite é município, não é?)

Absorvida pelo processo criativo, estudei os figurinos para cada modelo e, nessa hora, estendi o convite para ser minha modelo à amiga Débora Narciso! Uma equipe de 04 modelos, com 12 figurinos - incialmente, me parecia um número cabalístico promissor! E por falar em números, graças ao Lúcio Marques e ao Marcelo Zambianch, também conseguimos as datas disponíveis para utilizar o palco do Teatro Municipal como nossa locação: 27.05.2025 e 07.06.2025.
(Vinheta do tempo passando, folhinha e poeira rolando pelo chão...)
O inverno chegou e as datas também.
Naqueles dois finais de semana - FRIOS, quentes estavam os nossos corações animados com as criações! De repente, 50 metros de TNT se transformaram em 300 metros, que renderam o suficiente para vestir a Cidade inteira!



Para as Projeções - já que não consegui o recurso da projeção mapeada - montamos uma ilha de edição: mesa, computador, Photoshop... tudo para ajustar as imagens projetadas nos figurinos.



A maquiagem também foi pensada para dar um contraste e destaque, para que os modelos não se misturassem tanto às projeções:

E os figurinos? Cá para nós - modéstia à parte - como estilista de Barbie há anos, o que vocês poderiam esperar? Looks dignos da VOGUE! Mas falamos sobre isso noutro momento! Foca na foto!



As fotos foram feita ali: à luz do Projetor!
Vários ângulos testados, readaptados, buscando o encaixe perfeito entre a harmonia da composição poética e a alma Pousoalegrense vestida!



A segunda fase (e principal) estava concluída! #SQN
Já na pós-produção, ao olhar algumas projeções, algo indigesto no meu estômago me sinalizava: - 'Não gostei. Vamos refazer.'
A princípio relutei. Disse a mim mesma: "Pára de ser louca". Mas depois, aceitei: "Seja louca e refaça!"
Chamei o Lúcio e disse que iria refazer alguns figurinos e também mudar a imagem da projeção. Chamei o Marcelinho (Marcelo Zambiach) e pedi socorro com uma nova data: 06.09.2025.


Mas, não era só isso. E a capa do Projeto? Qual o rosto do Projeto? Como vou divulgar o Projeto?
Eu precisava de uma foto para o Projeto e não poderia ser nenhuma das feitas no Projeto, para não estragar a surpresa. Também não poderia ser uma 'fotinha, coisa rápida.' Tinha que ser uma foto que contasse parte do contexto e também mostrasse os meus modelos, afinal o Projeto nasceu com eles!
Pensei no meu amigo e grande fotógrafo Paulo Rafael Rodrigues e fiz o convite!
O resultado?
Tá aí:




Fotos do Projeto - okay. Fotos da Capa e Elenco - okay. Divulgação? Nada okay e a única certeza que eu tinha neste Projeto era sobre a sua data de lançamento: dia 19 de Outubro, aniversário de 177 anos de Pouso Alegre. Em homenagem, em lembrança e em história.
Assim, comecei a corrida contra o tempo: o do calendário e o meu.
Aliado a correria da divulgação do Projeto, tive outro lampejo criativo (mas a essa altura do campeonato, foi um surto mesmo!): já que a Exposição seria somente virtual, por quê não criar uma Galeria em realidade virtual 3D?
Boa pergunta! Por quê não?
(Nessa hora, eu deveria ter me contentado com a resposta: 'porquê você não sabe fazer isso...', mas eu não me ouvi! AINDA BEM!)
Busquei sites, plataformas, aplicativos de design de interiores, e também contei com um amigo de Portugal, o Paulo Ferreira, quem me indicou algumas plataformas.
Resultado: A Exposição Virtual do Projeto Vestindo Pouso Alegre, tem duas galerias em realidade virtual 3D - nas versões Português e Inglês e com legenda #ParaCegoVer!


O acesso é fácil: pelo celular ou computador, é possível se deslocar dentro da Galeria utilizando o dedo ou o mouse! As fotos são clicáveis e espansíveis em pop-up, facilitando a visualização da imagem.








Tudo feito e pensado com muito carinho, para levar uma experiência visual e cultural imersivas de qualidade, com criatividade, elegância e para você desfrutar com conforto onde estiver!
O Projeto Vestindo Pouso Alegre traz 24 fotografias inéditas, criadas exclusivamente para esta Exposição. Ao fundir as imagens da Cidade aos modelos e seus figurinos, ele cria um novo conceito de moda: uma estampa única e inovadora, repleta de pertencimento!
Já como propósito essencial, o Projeto Fotográfico Vestindo Pouso Alegre tem sua importância na valorização da Cidade, procurando exaltar o sentimento de admiração e orgulho do Município por suas nuances peculiares, pelas estruturas paisagística e arquitetônica e por seus Cidadãos, que são a verdadeira alma de Pouso Alegre!
A cada clique, um diálogo entre moda e cidade.
Cris Vieira
A cada olhar, um encontro entre corpo e paisagem.
Visite!
Exposição Virtual VESTINDO POUSO ALEGRE - 19 out / 19 dez
Site: www.crisvieirafotografia.com.br
@crisvieirafotografia no Instagram
* Importante dizer que, este Projeto é uma ação cultural apoiada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB (Lei nº 14.399/2022), por meio do Chamamento Público nº 05/2024 da Superintendência de Cultura de Pouso Alegre/MG.